B.3. Criar um ficheiro de pré-configuração

O ficheiro de pré-configuração está no formato usado pelo comando debconf-set-selections. O formato geral de uma linha no ficheiro de pré-configuração é:

<owner> <nome questão> <tipo questão> <valor>

O ficheiro deve começar com #_preseed_V1

Existem algumas poucas regras a ter em atenção quando se escreve um ficheiro de pré-configuração.

A forma mais fácil de criar um ficheiro de pré-configuração é utilizar um ficheiro de exemplo com link à Secção B.4, “Conteúdo do ficheiro de pré-configuração (para trixie)” como base e trabalhar a partir daqui.

Um método alternativo é fazer uma instalação manual e depois, após reiniciar, utilizar o comando debconf-get-selections a partir do pacote debconf-utils para despejar a base de dados do debconf e a base de dados de cdebconf do instalador para um ficheiro único:

$ echo "#_preseed_V1" > file
$ debconf-get-selections --installer >> file
$ debconf-get-selections >> file

No entanto, um ficheiro gerado desta forma irá ter alguns itens aos quais não deve ser feito preseed, o ficheiro de exemplo é um melhor ponto de partida para a maioria dos utilizadores.

[Nota] Nota

Este método baseia-se no facto que, no fim da instalação, a base de dados do cdebconf do instalador é guardada no sistema instalado em /var/log/installer/cdebconf. No entanto, como a base de dados pode conter informação sensível, por omissão os ficheiros são apenas legíveis pelo root.

O diretório /var/log/installer e todos os ficheiros que estejam lá serão apagados do seu sistema se fizer purge ao pacote installation-report.

Para verificar possíveis valores para as questões, pode utilizar o nano para examinar os ficheiros em /var/lib/cdebconf enquanto está uma instalação em progresso. Ver templates.dat para os templates em bruto e questions.dat para os valores atuais e para os valores atribuídos às variáveis.

Para verificar se o formato do seu ficheiro de pré-configuração é válido antes de iniciar uma instalação, pode usar o comando debconf-set-selections -c preseed.cfg.