3.4. Reunir os Requisitos Mínimos de Hardware

Assim que juntar a informação sobre o hardware do seu computador, certifique-se que o seu hardware permite fazer o tipo de instalação que deseja.

Dependendo das suas necessidades, pode conseguir com menos do que algum do hardware recomendado na tabela listada abaixo. No entanto, a maioria dos utilizadores arriscam-se a sair frustrados se ignorarem estas sugestões.

Um Pentium 4, 1GHz é o mínimo recomendado para um sistema desktop.

Tabela 3.2. Requisitos Mínimos de Sistema Recomendados

Tipo de Instalação RAM (mínimo) RAM (recomendado) Disco Rígido
Sem desktop 512MB 1GB 4GB
Com Desktop 1GB 2GB 10GB

The minimum values assumes that swap will be enabled and a non-live image is used. The No desktop value assumes that the text-based installer (not the graphical one) is used.

Os requisitos mínimos reais de memória são muito inferiores aos números listados nesta tabela. Com a swap ativa, é possível instalar Debian com tão pouco como 350MB. O mesmo se passa com os requisitos de espaço em disco, especialmente se escolher quais as aplicações a instalar; para informação adicional de requisitos de espaço em disco veja Secção D.2, “Espaço em Disco Necessário para Tarefas”.

O instalador normalmente ativa, automaticamente, formas de poupança de memória para ser capaz de correr em sistemas com tão pouca memória, mas em arquiteturas que sejam menos testadas poderá falhar ao fazê-lo. No entanto, pode ser habilitado manualmente ao acrescentar o parâmetro de arranque lowmem=1 ou até lowmem=2 (veja também Secção 6.3.1.1, “Verificar a memória disponível / modo de baixa memória” e Secção 5.3.2, “Parâmetros de instalação Debian”.

A instalação em sistemas com menos memória[2] ou espaço em disco disponível poderá ser possível mas apenas é aconselhada a utilizadores avançados.

É possível correr um ambiente de desktop gráfico em sistemas mais antigos ou mais fracos, mas neste caso é recomendado instalar um gestor de janelas que necessite de menos recursos do que os ambientes GNOME e KDE Plasma; as alternativas incluem xfce4, icewm e wmaker, mas há outros que podem ser escolhidos.

É praticamente impossível dar requisitos gerais de memória ou de espaço em disco para instalações em servidores pois estes dependem muito para que vai ser utilizado o servidor.

Lembre-se que estes tamanhos não incluem todos os outros materiais que são normalmente encontrados, tais como ficheiros dos utilizadores, mail, e dados. É sempre melhor ser generoso quando considerar espaço para os seus ficheiros e dados.

O espaço em disco necessário para uma operação sem problemas do próprio sistema Debian GNU/Linux é tido em conta nestes requisitos recomendados de sistema. Notavelmente a partição /var contém muita informação de estado específica de Debian, além do seu conteúdo usual como por exemplo, ficheiros de log. Os ficheiros do dpkg (com a informação de todos os pacotes instalados) pode facilmente consumir 40MB. Além disso, o apt armazena aqui os pacotes descarregados antes de serem instalados. Deve alocar pelo menos 200MB para a partição /var, e muito mais se instalar um ambiente de trabalho gráfico.



[2] As imagens de instalação que suportam o instalador gráfico necessitam de mais memória do que as imagens que suportam apenas o instalador em modo de texto e não devem ser utilizadas em sistemas com menos de 780MB de memória. Se existir escolha entre arrancar o instalador em modo de texto e o instalador gráfico, deve ser escolhido o anterior em tais sistemas.