8.6. Recuperar um Sistema Estragado

Por vezes, as coisas correm mal, e o sistema que instalou cuidadosamente já não arranca. Talvez a configuração do gestor de arranque se tenha estragado enquanto experimentava uma alteração, ou talvez o novo kernel que instalou não arranque, ou talvez raios cósmicos tenham atingido o seu disco rígido e tenham trocado um bit em /sbin/init. Seja qual for a causa, necessita de um sistema para trabalhar de forma a corrigir, e o modo de recuperação pode ser útil para isto.

Para aceder ao modo de recuperação, escolha rescue no menu de arranque, ou escreva rescue na linha de comandos boot:, ou arranque com o parâmetro de arranque rescue/enable=true. Ser-lhe-ão mostrados os primeiros ecrãs do instalador, com uma nota no canto do ecrã a indicar que está em modo de recuperação, e não em modo de instalação completa. Não se preocupe, o seu sistema não está prestes a ser sobreescrito! O modo de recuperação apenas tira partido das capacidades de deteção de hardware disponíveis no instalador para se certificar que os seus discos, dispositivos de rede, e por aí fora estão disponíveis para si enquanto reparar o seu sistema.

Em vez da ferramenta de particionamento, deve ser-lhe apresentada uma lista das partições no seu sistema, e ser-lhe-á pedido que selecione uma delas. Normalmente, deverá escolher a partição que contém o sistema de ficheiros raiz que necessita de reparar. Pode escolher partições em dispositivos RAID e LVM assim como as criadas diretamente nos discos.

Se possível, o instalador irá agora apresentar-lhe uma linha de comandos da shell no sistema de ficheiros que selecionou, o qual pode utilizar para executar quaisquer reparações necessárias. Por exemplo, se necessitar de reinstalar o gestor de arranque GRUB no master boot record do primeiro disco, pode introduzir o comando grub-install '(hd0)' para o fazer.

Se o instalador não conseguir correr uma shell utilizável no sistema de ficheiros raiz que escolheu, talvez seja porque o sistema de ficheiros está corrompido, então irá lançar um aviso e oferecer-se para em vez disso dar-lhe uma shell no ambiente do instalador. Poderá não ter tantos utilitários disponíveis neste ambiente, mas na maioria das vezes serão suficientes para reparar o seu sistema. O sistema de ficheiros raiz que selecionou será montado no diretório /target.

Em qualquer dos casos, após você sair da shell, o sistema irá reiniciar.

Finalmente, note que reparar sistemas estragados pode ser difícil, e este manual não tenta desenvolver todas as coisas que possam ter corrido mal e como as corrigir. Se você tiver problemas, consulte um especialista.