4.1. Imagens de instalação oficiais de Debian GNU/Linux

De longe, a forma mais fácil para se instalar Debian GNU/Linux é a partir de um conjunto de imagens de instalação oficiais. Poderá comprar um conjunto de CDs/DVDs a um vendedor (veja a página de vendedores de CDs). Também pode descarregar as imagens de instalação a partir de um mirror Debian e fazer o seu próprio conjunto, se tiver uma ligação rápida à Internet e um gravador de CDs/DVDs (para informações detalhadas visite a página de CDs/DVDs Debian) e o Debian CD FAQ . Se tiver tais meios ópticos de instalação e estes arrancarem na sua máquina, pode saltar directamente para o Capítulo 5, Arrancar o Sistema de Instalação. Muito esforço tem sido gasto para garantir que os ficheiros mais utilizados estão no primeiro CD e DVD para que possa ser feita uma instalação de um desktop básico apenas com o primeiro DVD ou - numa extensão limitada - apenas com a primeira imagem de CD.

Como os CDs têm uma capacidade bastante limitada pelos standards actuais, nem todos os ambientes de trabalho gráficos são instaláveis apenas como o primeiro CD; para alguns ambientes de trabalho a instalação por CD necessita de ligação de rede durante a instalação para obter os restantes ficheiros ou de CDs adicionais.

Além disso tenha presente que: se o meio de instalação que estiver a utilizar não contiver alguns dos pacotes que necessite, pode sempre instalar esses pacotes posteriormente já no seu novo sistema Debian (depois da instalação estar concluída). Se necessitar saber em que imagem de instalação para encontrar um pacote específico, visite https://cdimage-search.debian.org/.

Se a sua máquina não suporta arrancar a partir de mídia óptica, mas se possuir um conjunto de CDs/DVDs, pode utilizar uma estratégia alternativa tal como pen usb, net boot, ou carregar manualmente o kernel a partir do disco para iniciar o instalador do sistema. Os ficheiros que necessários para arrancar através de outros meios também estão no disco; A organização do arquivo de rede Debian e a pasta de ficheiros no disco são idênticas. Portanto quando abaixo forem dadas localizações para ficheiros específicos necessários para o arranque, procure por esses ficheiros nos mesmos directórios e sub-directórios no seu meio de instalação.

Uma vez o instalador iniciado, poderá obter todos os outros ficheiros necessários a partir dos disco.

Se não tiver um conjunto de mídia de instalação, então terá de descarregar os ficheiros do sistema de instalação e colocá-los numa pen usb ou num computador com rede para que possam ser utilizados para arrancar o instalador.