7.3. Log In

Assim que o seu sistema arranque, ser-lhe-á apresentada a prompt de login. Entre no sistema utilizando o seu nome de utilizador pessoal e a palavra passe que escolheu durante o processo de instalação. O seu sistema está agora pronto a ser utilizado.

Se é um novo utilizador, poderá querer explorar a documentação que já se encontra instalada no seu sistema à medida que começa a utilizá-lo. Existem presentemente diversos sistemas de documentação, estão sendo feitos esforços no sentido de integrar os diferentes tipo de documentação. Aqui estão alguns pontos de partida.

A documentação que acompanha os programas que tem instalado pode ser encontrada em /usr/share/doc/, sob um subdirectório com o nome do programa (ou, mais precisamente, o pacote Debian que contém o programa). No entanto, documentação mais completa é muitas vezes empacotada em separado em pacotes especiais de documentação que na maioria não são instaladas por omissão. Por exemplo, documentação acerca da ferramenta de gestão de pacotes apt pode ser encontrada nos pacotes apt-doc ou apt-howto.

Adicionalmente, existem alguns directórios especiais dentro da hierarquia /usr/share/doc/. Os HOWTOs Linux estão instalados no formato (comprimido) .gz, em /usr/share/doc/HOWTO/en-txt/. Após instalar dhelp, irá encontrar um índice de documentação navegável em /usr/share/doc/HTML/index.html.

Uma forma fácil de ver estes documentos utilizando um navegador de texto é introduzir os seguintes comandos:

$ cd /usr/share/doc/
$ w3m .

O ponto após o comando w3m diz-lhe para mostrar o conteúdo do actual directório.

Se tem instalado um ambiente de desktop gráfico, pode também utilizar o seu navegador web. Inicie o navegador web a partir do menu de aplicações e escreva /usr/share/doc/ na barra de endereço.

Poderá também escrever info command ou man command para ver a documentação na maioria dos comandos disponíveis na linha de comandos. Escrever help irá apresentar uma ajuda nos comandos de shell. E escrever um comando seguido de --help irá normalmente apresentar um resumo da forma de utilização desse comando. Se o resultado de um comando passar o topo do ecrã, escreva | more depois do comando para fazer com que os resultados parem depois de passar o topo do ecrã. Para ver uma lista de todos os comandos necessários que começam com uma determinada letra, escreva a letra seguido de dois tabs.