A.3. Instalação

Assim que o instalador iniciar, irá será saudado com um ecrã inicial. Carregue na tecla Enter para arrancar, ou leia as instruções para os outros métodos de arranque e parâmetros (veja a Secção 5.3, “Parâmetros de Arranque”).

Ao fim de algum tempo ir-lhe-á ser pedido para selecionar a sua linguagem. Utilize as teclas de cursor para escolher a linguagem e pressione a tecla Enter para continuar. Em seguida irá ser pedido para selecionar o país, com opções que incluem onde a sua linguagem é falada. Se não o encontrar nessa pequena lista, está disponível uma lista com todos os países do mundo.

Ser-lhe-á pedido para confirmar a disposição do teclado. Escolha o predefinido, a menos que conheça outro melhor.

Agora sente-se enquanto o instalador debian deteta algum do seu hardware, e carrega o resto da imagem de instalação.

De seguida o instalador irá tentar detetar o hardware de rede e configurar a ligação por DHCP. Se não estiver numa rede ou não tiver DHCP, ser-lhe-á dada a oportunidade para configurar manualmente a rede.

A configuração da rede é seguida da criação das contas de utilizador. A predefinição é pedir para indicar uma palavra-passe para a conta root (administrador) e a informação necessária para criar uma conta de utilizador normal. Se não especificar uma palavra-passe para o utilizador root esta conta será desabilitada mas o pacote sudo será instalado posteriormente para permitir que sejam executadas as tarefas administrativas no novo sistema. É predefinido à primeira conta de utilizador criada no sistema ser-lhe permitido utilizar o comando sudo para se tornar root.

A próxima etapa é acertar o relógio e o fuso horário. O instalador irá tentar contactar na Internet um servidor de horas para se assegurar que o relógio é corretamente acertado. O fuso horário é baseado no país escolhido anteriormente e o instalador apenas lhe irá pedir para escolher um se o seu país tiver vários fusos horários.

Agora é o momento de particionar os seus discos. Primeiro ser-lhe-á dada a oportunidade de particionar automaticamente o disco inteiro, ou o espaço livre disponível num dispositivo (veja a Secção 6.3.4.2, “Particionamento Guiado”). Isto é recomendado para novos utilizadores ou para alguém com pressa. Se não quiser um particionamento automático, escolha a opção Manual do menu.

No ecrã seguinte irá ver a sua tabela de partições, como irão ser formatadas, e onde irão ser montadas. Selecione uma partição para a modificar ou apagar. Se fez o particionamento automático deverá poder escolher Terminar particionamento e escrever alterações no disco do menu que utilizou para as criar. Lembre-se de atribuir pelo menos uma partição para espaço de swap e montar uma partição em /. Por favor veja o Apêndice C, Particionar para Debian; o apêndice Apêndice C, Particionar para Debian tem mais informações gerais acerca do particionamento.

Agora o debian-installer formata as partições e começa a instalar o sistema base, que poderá levar algum tempo. Será seguido da instalação do kernel.

The base system that was installed earlier is a working, but very minimal installation. To make the system more functional the next step allows you to install additional packages by selecting tasks. Before packages can be installed apt needs to be configured as that defines from where the packages will be retrieved. The Standard system utilities task will be selected by default and should normally be installed. Select the Desktop environment task if you would like to have a graphical desktop after the installation. See Secção 6.3.6.2, “Escolher e Instalar Software” for additional information about this step.

A última etapa é instalar um gestor de arranque. Se o instalador detetar outros sistemas operativos no seu computador, irá adicioná-los ao menu de arranque e notificá-lo.

debian-installer irá agora informar que a instalação terminou. Retire o CD ou outro meio de arranque e carregue na tecla Enter para reiniciar a sua máquina. Deverá arrancar no novo sistema instalado e permitir-lhe o acesso, que é explicado no Capítulo 7, A Iniciar O Seu Novo Sistema Debian.

Se precisar de mais informação sobre o processo de instalação, visite o Capítulo 6, Utilizar o Instalador Debian.