De longe, a forma mais fácil para instalar Debian GNU/Linux é a partir de um conjunto de imagens de instalação oficiais de Debian. Também oderá comprar um conjunto de CDs/DVDs a um vendedor (veja a página de vendedores de CDs). Poderá também descarregar as imagens de instalação a partir de um mirror Debian e fazer o seu próprio conjunto, se tiver uma ligação rápida à Internet e um gravador de CDs/DVDs (para instruções detalhadas veja a página de CDs/DVDs Debian) e o Debian CD FAQ . Se tiver os meios ópticos de instalação e estes arrancarem na sua máquina, pode saltar diretamente para o Capítulo 5, Arrancar o Sistema de Instalação. Tem sido gasto muito esforço para garantir que os ficheiros mais utilizados estão na primeira imagem de DVD, para que possa ser feita uma instalação de um ambiente de trabalho básico apenas com o primeiro DVD.
Além disso tenha presente que se o meio de instalação que estiver a utilizar não contiver alguns dos pacotes que necessite, pode sempre instalar esses pacotes posteriormente já no seu novo sistema Debian (depois da instalação estar concluída). Se necessitar saber em que imagem de instalação pode encontrar um pacote específico, visite https://cdimage-search.debian.org/.
Se a sua máquina não suportar arrancar a partir de um meio óptico, mas se possuir um conjunto de DVDs, pode utilizar uma estratégia alternativa tal como disco rígido, arranque pela rede, ou carregar manualmente o kernel a partir do disco para iniciar o instalador do sistema. Os ficheiros que necessita para arrancar através de outros meios também estão no disco; A organização do arquivo de rede Debian e a pasta de ficheiros no disco são idênticas. Por isso quando abaixo forem indicadas localizações para ficheiros do arquivo necessários para o arranque, procure por esses ficheiros nos mesmos diretórios e sub-diretórios no seu meio de instalação.
Uma vez iniciado o instalador, poderá obter todos os outros ficheiros necessários a partir do disco.
Se não tiver um conjunto do meio de instalação, então terá de descarregar os ficheiros do sistema de instalação e colocá-los no disco rígido ou num computador com rede para que possam ser utilizados para arrancar o instalador.