5.2. Acessibilidade

Alguns utilizadores podem necessitar de suporte especifico devido a, por exemplo, visão reduzida. Os ecrãs braille USB são automaticamente detetados (mas não os ecrãs série ligados com conversor série-USB), mas a maioria das outras funcionalidades de acessibilidade têm de ser ativadas manualmente. Alguns parâmetros de arranque podem ser acrescentados para ativar as funcionalidades de acessibilidade. Note que na maioria das arquiteturas o gestor de arranque interpreta o seu teclado como sendo um teclado QWERTY.

5.2.1. Front-end do Instalador

O instalador Debian suporta vários frontends para colocar questões, com várias conveniências para acessibilidade: notavelmente, text utiliza texto simples enquanto que newt utiliza caixas de diálogo baseadas em texto. A escolha pode ser feita na linha de comandos do arranque, veja a documentação para DEBIAN_FRONTEND na Secção 5.3.2, “Parâmetros de instalação Debian”.

Com o frontend newt (utilizado principalmente com braille), onde normalmente apenas se escolhem as respostas com as setas e Enter para validar a escolha. Carregar em Tab ou Shift - Tab permite alternar entre elementos do diálogo, e notavelmente aceder ao butão Voltar, que traz novamente as questões anteriores. Alguns diálogos contêm checkboxes que podem ser alteradas pressionando Space.

Com o frontend text (utilizado normalmente com voz), normalmente escolhem-se as respostas ao digitar o seu número e de seguida pressiona-se em Enter para validar a escolha. Pode-se também não escrever nada e pressionar em Enter apenas para simplesmente aceitar o valor predefinido. Escrever < e pressionar em Enter traz novamente as questões anteriores. Quando a seleção de escolhas tiver de ser feita (e.g. durante a seleção de tarefas), pode escrever ! para espressar uma seleção vazia.

5.2.2. Ecrãs Braille USB

Os ecrãs braille USB devem ser detetados automaticamente. Será então automaticamente selecionada uma versão textual do instalador, e o suporte para o ecrã braille será automaticamente instalado no sistema a instalar. Pode então carregar em Enter no menu de arranque. Uma vez que o brltty seja iniciado, poderá escolher uma tabela braille entrando no menu de preferências. O documentação acerca das teclas de atalho para os dispositivos braille estão disponíveis no website brltty.

5.2.3. Ecrãs Braille Série

Os ecrãs braille série não podem ser automaticamente detetados corretamente (já que isso pode danificar alguns deles). Por isso terá de acrescentar o parâmetro de arranque brltty=driver,port para dizer ao brltty qual o driver e porta que deve utilizar. driver deve ser substituído pelo código de duas letras para o seu terminal (veja a Manual do BRLTTY). port deverá ser substituído pelo nome da porta série onde está ligado o ecrã, o predefinido é ttyS0, ttyUSB0 pode ser utilizado tipicamente quando utilizar um conversor série-USB. Pode ser indicado um terceiro parâmetro para escolher o nome da tabela Braille a ser utilizada (veja o Manual do BRLTTY); A tabela predefinida é em Inglês. Note que a tabela pode ser alterada posteriormente ao entrar no menu de preferências. Pode ser passado um quarto parâmetro para passar parâmetros ao driver braille, tal como protocol=foo que é necessário nalguns modelos raros. A documentação acerca das teclas de atalho para dispositivos braille está disponível no website brltty.

5.2.4. Dispositivos em Placa

Alguns dispositivos de acessibilidade são na verdade placas que são ligadas dentro da máquina e que lêem texto diretamente da memória gráfica. Para pô-las a funcionar o suporte a framebuffer tem de ser desligado utilizando o parâmetro de arranque fb=false. No entanto isto irá reduzir o número de linguagens disponíveis.

5.2.5. Tema de Alto Contraste

Para utilizadores com visão reduzida, o instalador pode utilizar um tema de cores com alto contraste que o torna mais legível. Para o ativar, pode utilizar a entrada Accessible high contrast do menu de arranque com o atalho d, ou acrescentar o parâmetro de arranque theme=dark.

5.2.6. Zoom

Para utilizadores com baixa visão, o instalador gráfico tem um suporte básico de zoom: os atalhos Control++ e Control+- aumentam e diminuem o tamanho das letras.

5.2.7. Instalação avançada, modo de recuperação e instalação automatizada

As escolhas Avançado, Recuperação e instalação Automática também estão disponíveis com suporte de acessibilidade. Para aceder a elas, primeiro tem de entrar no submenu Advanced Options a partir do menu de arranque, para isso digitar a. Se usar um sistema com BIOS (o menu de arranque terá apitado apenas uma vez), isto tem de ser seguido de Enter ; Para sistemas UEFI (o menu de arranque terá apitado duas vezes) não é necessário fazer isso. Depois, para ativar a síntese de voz, opcionalmente pode ser pressionado s (seguido novamente de Enter se utilizar um sistema com BIOS). A partir daqui podem ser utilizados vários atalhos: x para instalação avançada, r para o modo de recuperação ou a para instalação automatizada. Novamente, se utilizar um sistema com BIOS, cada um deles tem de ser seguido de Enter.

A escolha de instalação automatizada permite instalar Debian de forma totalmente automática utilizando para isso preseeding, cuja fonte pode ser introduzida após terem sido iniciadas as funcionalidades de acessibilidade. O preseeding está documentado em Apêndice B, Automatizar a instalação utilizando preseeding.

5.2.8. Acessibilidade do sistema instalado

A documentação de acessibilidade do sistema instalado está disponível na página do Wiki Debian Accessibility.