2.1. Hardware Suportado

Debian does not impose hardware requirements beyond the requirements of the Linux kernel and the GNU tool-sets. Therefore, any architecture or platform to which the Linux kernel, libc, gcc, etc. have been ported, and for which a Debian port exists, can run Debian. Please refer to the Ports pages at https://www.debian.org/ports/arm/ for more details on 32-bit soft-float ARM architecture systems which have been tested with Debian GNU/Linux.

Em vez de tentar descrever todas a configurações de hardware diferentes que são suportadas por 32-bit soft-float ARM, esta seção contém informação geral e indicações de onde se pode encontrar informação adicional.

2.1.1. Arquiteturas Suportadas

Debian GNU/Linux 13 suporta 9 arquiteturas de maior relevo e algumas variações de cada arquitetura conhecidas por flavors.

Arquitetura Designação Debian Sub-arquitetura Flavor
AMD64 & Intel 64 amd64    
Baseado em Intel x86 i386 máquinas x86 padrão padrão
apenas domínios Xen PV xen
ARM armel Marvell Kirkwood e Orion marvell
ARM com FPU em hardware armhf multi-plataforma armmp
ARM 64bit arm64    
MIPS 64bit (little endian) mips64el MIPS Malta 5kc-malta
Cavium Octeon octeon
Loongson 3 loongson-3
MIPS 32bit (little endian) mipsel MIPS Malta 4kc-malta
Cavium Octeon octeon
Loongson 3 loongson-3
Power Systems ppc64el IBM POWER8 ou máquinas mais recentes  
IBM S/390 de 64bit s390x IPL a partir de VM-reader e DASD genérico

Este documento cobre a instalação para a arquitetura 32-bit soft-float ARM utilizando o Linux. Se está à procura de informação acerca de qualquer uma das outras arquiteturas suportadas por Debian veja a página dos Debian-Ports.

2.1.2. Três ports ARM diferentes

A arquitetura ARM evoluiu ao longo do tempo e os processadores ARM modernos têm funcionalidades que não estão disponíveis nos modelos mais antigos. Por isso Debian disponibiliza três ports ARM para dar o melhor suporte a uma larga gama de máquinas diferentes:

  • Debian/armel dirige-se a processadores ARM de 32-bit mais antigos, sem suporte para hardware de unidade de vírgula flutuante (FPU).

  • Debian/armhf funciona apenas em processadores ARM de 32-bit que implementem pelo menos a arquitetura ARMv7 com a versão 3 da especificação de vetor de vírgula flutuante ARM (VFPv3). Faz uso de funcionalidades estendidas e melhorias de performance disponíveis nesses modelos.

  • Debian/arm64 funciona em processadores ARM de 64-bit que implementem pelo menos a arquitetura ARMv8.

Tecnicamente, todos os atuais CPUs ARM disponíveis podem correr em qualquer modo endian (big ou little), mas na prática a vasta maioria utiliza o modo little-endian. Debian/armhf, Debian/armhf e Debian/armel suportam apenas sistemas little-endian.

2.1.3. Variações em designs de CPUs ARM e a complexidade de suporte

Os sistemas ARM são muito mais heterogéneos do que os baseados nas arquiteturas PC i386/amd64, por isso a situação de suporte pode ser muito mais complicada.

A arquitetura ARM é utilizada principalmente nos chamados designs system-on-chip (SoCs). Estes SoCs são desenhados por muitas empresas diferentes com vastos componentes de hardware diferentes mesmo para as funcionalidades muito básicas necessárias para arrancar o sistema. Os interfaces do firmware de sistema têm vindo a ser standardizados ao longo do tempo, mas especialmente em hardware mais antigo os interfaces de firmware/arranque variam muito, por isso, nesses sistemas o kernel Linux tem de tomar conta de muitos tópicos de baixo nível específicos do sistema que são lidados pela BIOS/UEFI da motherboard no mundo PC.

No inicio do suporte ARM no kernel Linux, a variedade de hardware resultou na necessidade de ter um kernel separado para cada sistema ARM em contraste com o kernel one-fits-all para os sistemas PC. Como esta abordagem não escala para um número grande de sistemas diferentes, foi feito trabalho para permitir arrancar um único kernel ARM que possa correr em sistemas ARM diferentes. O suporte para sistemas ARM mais recentes está agora implementado de forma a utilizar um kernel multi-plataforma, mas para vários sistemas mais antigos ainda é necessário um kernel específico em separado. Por causa disto, a distribuição Debian standard apenas suporta a instalação num determinado número de sistemas ARM mais antigos, ao lado de sistemas mais recentes os quais são suportados pelos kernels ARM multi-plataforma (chamado armmp) em Debian/armhf.

2.1.4. Plataformas suportadas por Debian/armel

As seguintes plataformas são suportados por Debian/armel; necessitam de kernels específicos para a plataforma.

Kirkwood

Kirkwood é um sistema num chip (SoC) da Marvell que integra um CPU ARM, Ethernet, SATA, USB e outras funcionalidades num só chip. Debian atualmente suporta os seguintes dispositivos baseados em Kirkwood:

Orion5x

Orion é um sistema em chip (SoC) da Marvell que integra um CPU ARM, Ethernet, SATA, USB, e outras funcionalidades num chip. Existem, no mercado, muitos dispositivos Network Attached Storage (NAS) que são baseados num chip Orion. Debian atualmente suporta os seguintes dispositivos baseados no Orion: Buffalo Kurobox.

Versatile

A plataforma Versatile é emulada pelo QEMU e por isso é uma boa forma de testar e correr Debian em ARM se não tiver hardware real.

2.1.5. Dispositivos já não suportados por Debian/armel

Kirkwood

Foi abandonado o suporte a todos os modelos QNAP Turbo Station (TS-xxx) em Debian 11, já que o kernel Linux para eles já não consegue ser compilado, devido a restrições de hardware-

Orion5x

O suporte para HP Media Vault mv2120 foi abandonado para Debian 1, já que o kernel Linux já não pode ser compilado, devido a limitações de hardware.

Poderá ser capaz de manter os dispositivos listados acima a correr por algum tempo, veja as Notas de Lançamento para Debian 11.

2.1.6. Suporte de Hardware Gráfico

O suporte para interfaces gráficos em Debian é determinado pelo suporte encontrado no sistema X11 de X.Org e no kernel. O kernel disponibiliza gráficos básicos de framebuffer, enquanto que os ambientes gráficos utilizam o X11. A disponibilidade das funcionalidades avançadas da placa gráfica tal como aceleração 3D por hardware ou vídeo acelerado por hardware, depende do próprio hardware gráfico utilizado no sistema e em alguns casos da instalação adicional de blobs de firmware (veja Secção 2.2, “Dispositivos que Necessitam de Firmware”).

Quase todas as máquinas ARM têm hardware gráfico embutido, em vez de uma placa de encaixar. Algumas máquinas têm slots de expansão que podem levar uma placa gráfica, mas é uma raridade. É comum o hardware desenhado para ser headless sem quaisquer gráficos. Enquanto que o vídeo de framebuffer básico disponibilizado pelo kernel deve funcionar em todos os dispositivos que tenham gráficos, os gráficos 3D invariavelmente necessitam de drivers binários para funcionar. Esta situação está a mudar rapidamente mas na altura do lançamento trixie estão disponíveis neste lançamento drivers livres noveau (Nvidia Tegra K1 SoC) e freedreno (Qualcomm Snapdragon SoCs). Outro hardware necessita de drivers não livres de terceiros.

Podem ser encontrados detalhes acerca de hardware gráfico e dispositivos apontadores suportados em https://wiki.freedesktop.org/xorg/. Debian 13 é lançado com X.Org versão 7.7.

2.1.7. Hardware Para Ligação em Rede

Quase todas as placas de rede (NIC) suportadas pelo kernel Linux também deverão ser suportadas pelo sistema de instalação; os controladores deverão ser carregados automaticamente.

Em 32-bit soft-float ARM é suportada a maioria dos dispositivos Ethernet embutidos e são disponibilizados módulos para dispositivos adicionais PCI e USB.

2.1.8. Periféricos e Outro Hardware

Linux suporta uma grande variedade de dispositivos de hardware tais como ratos, impressoras, scanners, dispositivos PCMCIA/CardBus/ExpressCard e USB. No entanto a maioria destes dispositivos não são necessários durante a instalação do sistema.